Poder e Governo

Moraes autoriza transferência de Bolsonaro para a 'Papudinha' com mais benefícios

Ex-presidente terá mais tempo de visita e liberdade para banho de sol em sala no 19º Batalhão da PM-DF, ao lado da Papuda.

Agência O Globo - 15/01/2026
Moraes autoriza transferência de Bolsonaro para a 'Papudinha' com mais benefícios
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), conhecido como 'Papudinha'. Segundo Moraes, a nova custódia proporcionará condições "ainda mais favoráveis", incluindo ampliação do tempo de visitas a familiares, além de livre acesso ao banho de sol e à prática de exercícios em qualquer horário do dia.

Bolsonaro ficará em uma sala ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda, local que já abriga o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. O termo 'Papudinha' faz referência à proximidade com o presídio principal.

Desde novembro, o ex-presidente cumpria pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. Ele foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão, acusado de tentativa de golpe de Estado.

Na decisão, Moraes destacou a "total ausência de veracidade nas reclamações anteriormente descritas" por familiares e advogados de Bolsonaro sobre as condições da custódia, como tamanho das dependências, banho de sol, ar-condicionado, horário de visitas e alimentação. O ministro ressaltou que, mesmo assim, a transferência para uma Sala de Estado Maior na 'Papudinha' é possível, garantindo condições ainda mais favoráveis, exclusivas e com total isolamento dos demais detentos.

"(...) permitirá o aumento do tempo de visitas aos familiares, a realização livre de ‘banho de sol’ e de exercícios a qualquer horário do dia, inclusive com a instalação de aparelhos para fisioterapia, como esteira e bicicleta, atendendo a recomendação médica apresentada", escreveu Moraes.