Poder e Governo
Papudinha: local onde Bolsonaro ficará preso já recebeu outras autoridades
Ministro do STF Alexandre de Moraes determina transferência do ex-presidente da PF para o presídio estadual
O 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como "Papudinha", será o novo local de detenção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O batalhão já abrigou outras autoridades, como o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Entre os nomes que passaram pelo local também estão o ex-vice-governador do DF, Benedito Domingos, e o ex-secretário de Saúde, Francisco Araújo.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (data), quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de Bolsonaro da superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal para uma sala especial no batalhão.
"DETERMINO A IMEDIATA TRANSFERÊNCIA de JAIR MESSIAS BOLSONARO da Sala de Estado Maior da Superintendência Regional da Polícia Federal/DF para a Sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar- PMDF, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda", diz o despacho do ministro.
A Papudinha é uma área reservada, utilizada principalmente para acomodar policiais militares presos. O local já recebeu integrantes da antiga cúpula da PM-DF, suspeitos de omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Esses oficiais foram posteriormente soltos e aguardam julgamento no STF.
Em 2023, Anderson Torres foi levado ao batalhão após retornar ao Brasil e ser preso em decorrência dos fatos do 8 de janeiro. O ex-ministro, que é delegado da Polícia Federal, permaneceu detido preventivamente por quatro meses. Torres foi condenado na mesma ação que Bolsonaro, recebendo pena de 24 anos de prisão.
Outro detento ilustre do 19º BPM foi Benedito Domingos, vice-governador do DF entre 1999 e 2002. Ele ficou cerca de seis meses preso em 2016, após condenação por corrupção passiva e fraude em licitações, referentes ao período em que foi administrador de Taguatinga. Posteriormente, Domingos foi autorizado a cumprir prisão domiciliar, por questões de saúde.
O ex-secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, também ficou detido na "Papudinha" em 2020, após ser preso preventivamente por suspeita de irregularidades na compra de testes para Covid-19. Araújo foi solto posteriormente e, em 2023, acabou absolvido das acusações.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana