Internacional

Emprego nos EUA segue caindo: 54 mil postos criados em agosto frente a 106 mil em julho

Por Sputinik Brasil 04/09/2025
Emprego nos EUA segue caindo: 54 mil postos  criados em agosto frente a 106 mil em julho
Foto: © AP Photo / Charles Krupa

Com crescimento mais fraco desde o início de 2024, o número de empregos nos EUA registrados em agosto podem sugerir que a incerteza empresarial gerada pela política tarifária de Washington pode estar afetando o mercado de trabalho.

De acordo com relatório da empresa ADP, O relatório da ADP, desenvolvido em conjunto com o Stanford Digital Economy Lab, divulgado nesta quinta-feira (4), o número de empregos adicionados em agosto foi ao redor de 54 mil, significativamente inferior ao de julho, 106 mil e bem abaixo da expectativa dos economistas, de cerca de 65 mil a 75 mil.

O relatório também destacou um desequilíbrio no crescimento do emprego entre diferentes setores.

O setor de lazer e hospitalidade liderou a criação de empregos com 50 mil contratações, enquanto a construção também teve um bom desempenho, com 16 mil.

Setores-chave registraram perdas de postos de trabalho, incluindo comércio, transporte e serviços públicos, com 17 mil a menos, e educação e serviços de saúde, com 12 mil.

A redução das vagas indica que as empresas estão se tornando mais cautelosas e seletivas em suas contratações, enquanto tentam avaliar o impacto da política comercial do presidente Donald Trump na economia.