Alagoas

Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais

Aarão José / Ascom Polícia Científica 04/09/2025
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais
Curso foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em Curitiba (PR) - Foto: Ascom Polícia Científica



A Polícia Científica de Alagoas participou, entre os dias 25e 30 de agosto, da 5ª edição do Curso de Perícia em Local de Crime Integrado com Balística, Laboratório e Medicina Legal. Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o evento reuniu peritos criminais de todo o Brasil, visando ao aprimoramento das técnicas e à padronização dos procedimentos em cenas de crime.

 

Daniele Teles, perita criminal do Instituto de Criminalística do Agreste, foi a profissional da Polícia Científica de Alagoas que participou desta importante capacitação, em Curitiba, no Paraná. Durante a formação, os participantes tiveram uma imersão completa em técnicas teóricas e práticas aplicadas a locais de crime.

 

A perita alagoana explicou que um dos grandes diferenciais do curso foi o foco na integração entre diversas áreas periciais, como balística forense, exames laboratoriais e medicina legal. Segundo ela, a abordagem sistêmica e colaborativa é fundamental para otimizar a atuação dos peritos no dia a dia, garantindo uma investigação mais abrangente e eficaz.

 

“Foi uma ótima oportunidade de criar pontes entre as polícias científicas de todos os estados. Destaco como ponto positivo deste curso a possibilidade de reforçar boas práticas, sobretudo no que tange assegurar a cadeia de custódia dos vestígios coletados nos locais de crime. Além disso, a troca de experiências entre peritos criminais foi muito importante porque amplia a nossa visão sobre procedimentos operacionais e execução de exames em locais de crime”, afirmou a perita criminal.

 

A direção-geral da Polícia Científica tem investido na capacitação de seus profissionais em eventos de âmbito nacional. Em todas as edições desse curso, representantes alagoanos estiveram presentes, reafirmando o papel do órgão na vanguarda da segurança pública e na busca constante das melhores práticas e inovações para oferecer um serviço de excelência à sociedade alagoana na elucidação de crimes.