Política
Renan Filho se posiciona contra a anistia e relembra luta do MDB pela democracia

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), gravou nesta quarta-feira (4) um vídeo para as redes sociais em que reafirma sua posição contrária à anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O episódio, marcado por invasões e depredações às sedes dos Três Poderes, em Brasília, é considerado a maior tentativa de golpe contra a democracia brasileira desde 1964.
No vídeo, Renan recorda o período da ditadura militar instaurada em 31 de março de 1964, destacando o papel histórico do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na resistência ao regime autoritário e na condução do país ao processo de redemocratização em 1984.
“Não podemos esquecer nossa história. O MDB foi a voz da oposição na ditadura e esteve à frente da luta pela democracia. O Brasil não pode admitir o retrocesso nem dar espaço àqueles que tentaram implantar uma nova ditadura em 2023”, declarou o ministro.
Renan também alertou contra o avanço de posições bolsonaristas e da extrema direita, que, segundo ele, continuam a flertar com projetos autoritários, ignorando a vontade popular e o Estado de Direito.
“É hora de reforçar o pacto democrático. A democracia não pode ser anistiada da violência que sofreu”, finalizou.
Mais lidas
-
1DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
2DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai
-
3EDUCAÇÃO
Redação em 1ª pessoa de influencer aprovada em Medicina gera debate sobre critérios de vestibulares
-
4SEGURANÇA
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais
-
5JUSTIÇA
Operação Lignum investiga fraude fiscal de R$ 6,7 milhões no setor madeireiro em Alagoas