Internacional

Trump suspende sanções financeiras contra Rússia até 20/8

Medida foi anunciada antes de cúpula entre republicano e Putin

Redação ANSA 13/08/2025
Trump suspende sanções financeiras contra Rússia até 20/8
Trump e Putin vão se reunir no Alasca - Foto: ANSA/EPA

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (13) um alívio nas sanções econômicas contra a Rússia dois dias antes da cúpula entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, no Alasca.

O Departamento do Tesouro emitiu uma "licença" autorizando russos a realizar transações enquanto estiverem nos Estados Unidos para a reunião, informou o jornal norte-americano "The New York Times".

A licença, que expira em 20 de agosto, suspende certas sanções para que autoridades russas possam comprar produtos em solo americano.

A reunião no Alasca será o primeiro contato pessoal entre Trump e Putin desde que o republicano assumiu a Casa Branca, em janeiro deste ano, com a promessa de encerrar a guerra na Ucrânia.

Hoje, o republicano afirmou que teve "uma ótima conversa com [seu homólogo ucraniano Volodymyr] Zelensky e líderes europeus", dando "nota 10" à reunião virtual ocorrida entre as partes.

Além disso, declarou que, "se Putin não concordar em parar a guerra na Ucrânia depois de sexta-feira, ele enfrentará sérias consequências".