Política
STF elege Edson Fachin presidente e Alexandre de Moraes vice para o próximo biênio

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, nesta quarta-feira (13), o ministro Edson Fachin como presidente e Alexandre de Moraes como vice-presidente para o biênio 2025-2027. A posse está marcada para 29 de setembro.
A escolha seguiu a tradição da Corte, que privilegia o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado a presidência. A votação foi secreta, mas, como de costume, ambos receberam 10 votos cada.
Com a mudança no comando, apenas a composição da Segunda Turma será alterada: Fachin deixará o colegiado, e o atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, deve assumir a vaga. Moraes continuará na Primeira Turma, responsável por julgar, entre outros casos, processos relacionados à tentativa de golpe de 2022.
Indicado à Corte pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015, Fachin é doutor pela PUC-SP e tem trajetória marcada pela atuação na Operação Lava Jato e em temas ligados a pautas sociais. Moraes, nomeado por Michel Temer em 2017, construiu carreira como promotor de Justiça, secretário estadual, ministro da Justiça e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió