Geral
Imperialismo europeu destruindo histórias — América Latina

O conceito de imperialismo remete a uma política opressora de domínio e expansão de um país sobre outro, seja através da ocupação territorial, do controle econômico ou da influência cultural. Nesse contexto, o Mundioka apresenta uma série especial com um episódio por semana que abordará os efeitos nocivos do imperialismo europeu pelo mundo.
Neste capítulo, vamos explicar como a América foi explorada pelos europeus. Como civilizações avançadas como os maias e incas foram dizimadas? O que perdemos a nível de manuscritos, línguas e patrimônio? Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Daniel Aarão Reis, professor titular de mestrado e doutorado de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e autor do livro "Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988". Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió