Alagoas

Sesau contempla Quebrangulo com Núcleo de Apoio ao Fumante

Suely Melo / Ascom Sesau 13/08/2025
Sesau contempla Quebrangulo com Núcleo de Apoio ao Fumante
Implantação do Núcleo de Apoio ao Fumante em Quebrangulo ocorreu nesta quarta-feira (13) - Foto: Divulgação


O município de Quebrangulo foi contemplado, nesta quarta-feira (13), com um Núcleo de Apoio ao Fumante instalado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que atua em parceria com as gestões municipais para oferecer tratamento e acompanhamento a quem deseja parar de fumar.

 

A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Eunice Canuto, explica que a implantação é fruto de um trabalho conjunto e de cooperação técnica.

 

“A equipe de Quebrangulo já passou pela capacitação necessária, onde tiramos dúvidas, reforçamos as orientações sobre o funcionamento do programa e discutimos com os profissionais o planejamento para o início do atendimento. É um momento de alinhar ações para que o tratamento seja oferecido de forma eficaz à população”, destacou.

 

Os técnicos da Sesau apresentaram à equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Quebrangulo as diretrizes do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que inclui abordagem individual ou em grupo, acompanhamento médico e psicológico, e acesso a medicamentos auxiliares. A proposta é oferecer suporte integral ao fumante, aumentando as chances de abandono do hábito.

 

Acesso ao tratamento

 

Os interessados em participar do Núcleo de Apoio ao Fumante podem buscar atendimento por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que presta apoio técnico aos municípios.

 

Atualmente, os núcleos estão implantados em Arapiraca, Coruripe, Campo Alegre, Craíbas, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Igaci, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pilar, Piranhas, Teotônio Vilela, Santana do Ipanema, São Luís do Quitunde e Santana do Mundaú.

 

Em Maceió, o atendimento é oferecido no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, no Poço; no Hospital Universitário (HU), na Cidade Universitária; na Unidade de Saúde João Paulo II, no Jacintinho; no Núcleo de Atenção ao Fumante da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para atendimento a servidores; e na Clínica da Família do Jacintinho.