Geral
Pesquisa da Fisioterapia conquista 1º lugar no Congresso Pernambucano de Geriatria e Gerontologia 2025

O compromisso com a inovação e a produção de conhecimento científico rendeu à Fisioterapia do Cesmac uma conquista de destaque no Congresso Pernambucano de Geriatria e Gerontologia 2025 (CPEGG), realizado nos dias 8 e 9 de agosto, no Recife. O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (GEPE) teve 11 trabalhos aprovados e apresentados no evento, que reuniu 117 resumos de instituições e pesquisadores de todo o país.
Entre eles, o trabalho “Tecnologia vestível para avaliação do equilíbrio: desenvolvimento de um novo parâmetro para identificação de risco de quedas em pessoas idosas” conquistou o 1º lugar na categoria Gerontologia. A pesquisa foi apresentada pelo estudante do 7º período de Fisioterapia, Rico Torres de Oliveira Cerqueira, e desenvolvida em parceria com o Núcleo de Robótica, sob orientação do professor Dr. Felipe Lima Rebelo. Também contribuíram para o estudo o aluno Vitor de Araújo Batista, do 10º período, e os ex-alunos Matheus Victor e Tayara Andrade dos Santos, hoje fisioterapeutas.
O projeto resultou no desenvolvimento de um dispositivo vestível de baixo custo, capaz de avaliar o risco de quedas em idosos por meio de um novo parâmetro tecnológico. A solução, além de inovadora, apresenta alto potencial de aplicação prática na área da saúde, especialmente na prevenção de quedas, um dos maiores desafios na atenção à população idosa.
Para o professor Felipe Lima Rebelo, a conquista reafirma a excelência do curso de Fisioterapia e a capacidade dos estudantes em transformar conhecimento em resultados concretos:
“Essa premiação demonstra o potencial dos nossos alunos para desenvolver pesquisas inovadoras e de alta qualidade, capazes de contribuir para avanços na assistência à saúde. Mais do que um prêmio, este reconhecimento reforça o compromisso da nossa instituição com a formação de profissionais capacitados, a valorização da pesquisa e o incentivo à criação de soluções acessíveis e de impacto social.”
O resultado alcançado no CPEGG não apenas coloca o GEPE e a Fisioterapia do Cesmac em evidência no cenário científico, como também consolida a instituição como um espaço que estimula a criatividade, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o bem-estar da população.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió