Esportes
Donnarumma se despede do PSG com tom de mágoa e Luis Enrique assume responsabilidade

A possível saída de Gianluigi Donnarumma do Paris Saint-Germain ganhou contornos de ruptura inesperada. Em mensagem nas redes sociais, o goleiro italiano, de 26 anos, deixou claro que não queria deixar o clube, mas que foi retirado do grupo. O discurso em tom de despedida, marcado por gratidão à torcida e aos companheiros, contrastou com a declaração do técnico Luis Enrique, que assumiu total responsabilidade pela exclusão do atleta da lista para a Supercopa da Europa.
"Infelizmente, alguém decidiu que não posso mais fazer parte deste grupo e contribuir para o sucesso desta equipe. É uma decisão que me deixa decepcionado e triste", escreveu Donnarumma, reforçando que sempre defendeu o gol parisiense com dedicação. "Sempre me senti em casa aqui e tive uma relação especial com os torcedores, que me apoiaram nos momentos bons e ruins", acrescentou o goleiro, que ainda expressou o desejo de se despedir pessoalmente no Parque dos Príncipes, caso tenha a chance.
Do outro lado, Luis Enrique foi direto ao justificar a ausência do goleiro na decisão desta quarta-feira, contra o Tottenham, em Udine. "Donnarumma está fora do elenco porque é uma decisão minha. Sou 100% responsável. Quero um goleiro diferente e tomei essa decisão. Gianluigi é um dos melhores goleiros do mundo", afirmou o treinador espanhol à Sky Sport.
A relação entre as partes já vinha sendo testada nos bastidores. O contrato de Donnarumma com o PSG termina no meio de 2026, mas o jogador havia decidido não renová-lo. Segundo o jornal LÉquipe, o Manchester City é o principal interessado e já teria chegado a um acordo com o atleta, restando o acerto financeiro com o clube francês. O valor pedido gira em torno de 50 milhões de euros (cerca de R$ 316 milhões).
Sem Donnarumma, o PSG deve iniciar a temporada com Lucas Chevalier como titular. O goleiro de 23 anos foi contratado recentemente e aparece como aposta para a sequência do projeto do clube. O corte do italiano da Supercopa, somado à nova contratação, reforça a leitura de que a saída é questão de tempo.
Revelado pelo Milan e campeão da última edição da Liga dos Campeões pelo PSG, Donnarumma encerra sua passagem em Paris com 161 partidas, quatro títulos do Campeonato Francês e uma relação marcada tanto por momentos decisivos quanto por um desfecho abrupto. Agora, a expectativa gira em torno de onde o italiano iniciará seu próximo capítulo no futebol europeu.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió