Alagoas
Alagoas sedia Seminário da Atenção Primária promovido pelo Ministério da Saúde
Alagoas iniciou, nesta terça-feira (12), o “Seminário da Atenção Primária à Saúde nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado”, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O evento, que é apoiado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/ AL), é destinado a gestores e profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos, e ocorre até esta quarta-feira (13), no Hotel Atlantic Suítes, no bairro Ponta Verde, em Maceió.
A programação conta com debates sobre os avanços e desafios da Atenção Primária em Alagoas, mesas redondas e apresentação de experiências exitosas no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Entre os temas debatidos estão o “Caminhos da Atenção Primária à Saúde em Alagoas: Compartilhando saberes e estimulando boas práticas” e “Gestão e Cuidado: Conhecendo o Siaps e navegando o e-SUS na Atenção Primária à Saúde”.
Na abertura do evento, a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, representou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e destacou que o evento é fundamental para o fortalecimento da Atenção Primária do Estado.
“O encontro contribui de forma significativa para avanço da discussão dos indicadores da Atenção Primária junto aos 102 municípios alagoanos. Estamos recebendo do Ministério da Saúde um apoio essencial para o nosso Estado, discutindo os indicadores da Atenção Primária à Saúde, as nossas práticas, a qualidade do cuidado e do acesso e a melhoria de saúde oferecida à população”, disse.
Integração
O secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, pontuou que objetivo do encontro é promover a integração entre o Ministério da Saúde, estados e municípios, de forma tripartite, fortalecendo a gestão local e estimulando boas práticas que aprimorem o cuidado oferecido à população no primeiro nível de atenção.
“O seminário é uma peça fundamental para o processo de construção da Atenção Primária da Saúde alagoana. Nos reunimos para discutir boas práticas que envolvem atividades desenvolvidas no estado e por último chegar a um indicador. Queremos aqui, realmente, centralizar quais as boas práticas que devemos estimular as nossas equipes de Saúde da Família para continuarmos desenvolvendo de forma certa o atendimento à população. Tenho certeza que é mais uma atividade que se soma a Atenção Primária no Estado de Alagoas”, enfatizou.
Presente no seminário, a gerente de Atenção Primária da Sesau, Krisna Rocha, destacou que Alagoas é o terceiro Estado a sediar o Seminário Atenção Primária à Saúde no Território, que faz parte de um circuito nacional de 27 seminários que percorrerá todas as unidades federativas até o início de novembro.
“Possuímos na nova portaria um componente de indução de boas práticas em várias áreas da Atenção Primária. Contamos agora com saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso e a saúde bucal. Por isso, junto ao Ministério da Saúde, nossos gestores municipais estão tirando dúvidas e recebendo orientações sobre programas e estratégias de cofinanciamento federal”, disse.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió