Esportes
Brasileiro Rafael Câmara vence na Hungria e é campeão mundial de Fórmula 3

O brasileiro Rafael Câmara é o campeão da Fórmula 3 de 2025. O pernambucano de 20 anos conquistou o título de maneira antecipada, na madrugada deste domingo, ao terminar em 1º lugar na penúltima etapa da temporada da competição, no circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste, na Hungria.
A dobradinha da Campos Racing com o espanhol Mari Boya e o búlgaro Nikola Tsolov completou o pódio - a dupla ocupa a segunda e terceira posição na classificação do Mundial, com 108 e 106 pontos, respectivamente, e não pode mais alcançar Câmara.
"Sacrifício. Esse é o trabalho de uma vida inteira", definiu o jovem piloto em entrevista após a prova. Câmara terminou a corrida com 156 pontos. Ele se manteve na liderança durante toda prova, abrindo até 1s3 de diferença em relação a Mari Boya.
Integrante da academia de pilotos da Ferrari desde 2021, Câmara começou sua caminhada rumo à taça de forma arrasadora: conquistou quatro pole positions nas cinco primeiras etapas - um recorde da categoria - e venceu três provas, em Bahrein, Austrália e Espanha. Com a vantagem confortável na liderança, soube administrar o desempenho nas corridas finais e ainda cravou mais uma pole, no circuito de Hungaroring.
Com a conquista, o jovem da equipe Trident se junta a Gabriel Bortoleto entre os brasileiros campeões da F-3. O atual piloto da Sauber na Fórmula 1 venceu a categoria em 2023 e, um ano depois, também levou o título da Fórmula 2.
A Fórmula 3 retorna no final de semana dos dias 5 a 7 de setembro, em Monza, na Itália, para o encerramento da temporada.
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios