Esportes
Brasil é campeão da Copa América Feminina: Marta brilha no tempo normal e Lorena decide nos pênaltis

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino conquistou neste sábado (02) mais um título continental, ao vencer a Colômbia nos pênaltis e se sagrar campeã da Copa América 2025. Em uma final emocionante, disputada sob clima de rivalidade e superação, a heroína do tempo normal foi a Rainha Marta, que marcou os dois gols do Brasil no empate em 3 a 3. Já nas penalidades, brilhou a estrela da goleira Lorena, que garantiu a taça após defesas decisivas nas cobranças alternadas.
A partida teve roteiro de filme. A Colômbia abriu o placar com Linda Caicedo, mas viu a seleção empatar com Angelina. A Colômbia assinalou o segundo numa falha da zagueira Tarciane que marcou contra. Amanda Gutierres, a Gutgol empatou novamente. Mayra Ramires ampliou aos 40 minutos do segundo tempo e Marta voltou a empatar no minuto final levando a partida para a prorrogação. Marta voltou a marcar na prorrogação e viu a seleção ceder o empate numa falta na entrada da área e uma cobrança perfeita de Leyci Santos, levando o jogo à decisão por pênaltis.
No momento mais tenso da final, a camisa 10 brasileira, ícone do futebol mundial, acabou desperdiçando sua cobrança. Mas a falha foi rapidamente ofuscada pela atuação segura de Lorena, que defendeu dois pênaltis e garantiu a vitória por 7 a 6 na disputa.
Com o resultado, o Brasil reafirma sua hegemonia continental e mostra força rumo aos próximos desafios, incluindo a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2028. Para Marta, que se aproxima do fim da carreira, a conquista tem um sabor especial: além de ter sido decisiva no tempo regulamentar, ela encerra mais um torneio com a marca de liderança e talento que a consagraram como a maior jogadora da história do país.
A Seleção Brasileira Feminina soma agora nove títulos da Copa América, consolidando-se como a maior campeã do torneio. A conquista reafirma o protagonismo do futebol feminino brasileiro e emociona torcedores em todo o país.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
2FUTEBOL
Brasil é campeão da Copa América Feminina: Marta brilha no tempo normal e Lorena decide nos pênaltis
-
3RÚSSIA
Analista: sistema de mísseis Oreshnik neutraliza ameaças da UE que se prepara para guerra com Rússia
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista