Geral
Trump assina ordem executiva com tarifas de até 41%
Novo regime entrará em vigor no próximo dia 7 de agosto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva confirmando novas tarifas de 10% a 41% contra importações de dezenas de países, incluindo o Brasil e aliados históricos de Washington, como Canadá e União Europeia.
No entanto, com exceção do Canadá, as alíquotas não entraram em vigor nesta sexta-feira (1º), como havia sido prometido pelo próprio Trump, que decidiu postergá-las para 7 de agosto.
Também está previsto um período de tolerância para produtos que embarcarem rumo aos EUA antes dessa data e chegarem no país até 5 de outubro.
O Brasil aparece na lista com uma tarifa de 10%, porém essa cifra se refere apenas à política de suposta "reciprocidade" comercial imposta pelo presidente. A alíquota total contra o país será de 50%, embora a Casa Branca já tenha anunciado uma lista de quase 700 itens isentos do tarifaço, como aviões e suco de laranja.
A ordem executiva de Trump também confirmou as taxas de 15% contra Japão e União Europeia, em linha com os acordos comerciais fechados em julho, e eleva a tarifa contra o Canadá de 25% para 35%, após o presidente americano ter criticado o país pela promessa de reconhecer o Estado da Palestina.
A justificativa oficial, no entanto, é uma suposta "inação" do governo canadense para combater o tráfico do opioide fentanil na fronteira entre os países.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
2FUTEBOL
Brasil é campeão da Copa América Feminina: Marta brilha no tempo normal e Lorena decide nos pênaltis
-
3RÚSSIA
Analista: sistema de mísseis Oreshnik neutraliza ameaças da UE que se prepara para guerra com Rússia
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista