Alagoas
Encceja 2025: mais de 12 mil alagoanos participam das provas para certificação do ensino fundamental ou médio

Neste domingo (3), 12.133 alagoanos participam das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que permite aos candidatos aprovados a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Em Alagoas, oito municípios funcionarão como polos de aplicação: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Porto Calvo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
Os participantes já podem consultar os locais de prova por meio do site oficial do exame: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. É essencial verificar o endereço com antecedência para evitar imprevistos no dia da avaliação.
Aplicação das provas
As provas serão realizadas em dois turnos:
Manhã: portões abertos das 8h às 8h45; provas das 9h às 13h;
Tarde: portões abertos das 14h30 às 15h15; provas das 15h30 às 20h30.
No ensino fundamental, os conteúdos cobrados serão Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia. Já no ensino médio, os candidatos enfrentarão questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
Para obter a certificação, o participante precisa alcançar pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e nota igual ou superior a cinco na redação.
 (1).jpg)
Participação crescente em Alagoas
O Encceja é voltado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A iniciativa, gratuita e voluntária, é promovida pelo Governo Federal e oferece a possibilidade de certificação mediante aprovação nas provas. Para o ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos; já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.
A participação dos alagoanos no Encceja tem crescido nos últimos anos. Em 2025, o estado registrou um crescimento de 16% no número de inscrições em relação ao ano anterior, o que equivale a 1.677 candidatos a mais. Já na edição 2024, o Encceja contou com a participação de 10.456 alagoanos, superando os 9.613 inscritos de 2023.
Polos de aplicação
Dezoito escolas das redes estadual e municipais serão polos de aplicação neste domingo. São elas:
Maceió
Escola Estadual Moreira e Silva;
Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão;
Escola Estadual Tavares Bastos;
Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo;
Escola Municipal Dr. José Carneiro;
Escola Municipal Jaime de Altavilla Brandão;
Escola Municipal Dr.Pompeu Sarmento.
Arapiraca
Escola Estadual Manoel André;
Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa;
Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho;
Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti;
Escola Municipal Professora Claudecy Bispo dos Santos.
Rio Largo
Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério.
Delmiro Gouveia
Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes.
Santana do Ipanema
Escola Estadual Ormindo Barros.
União dos Palmares
Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento.
Porto Calvo
Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação.
São Miguel dos Campos
Escola Municipal Dr. Iramilton Leite.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
2FUTEBOL
Brasil é campeão da Copa América Feminina: Marta brilha no tempo normal e Lorena decide nos pênaltis
-
3RÚSSIA
Analista: sistema de mísseis Oreshnik neutraliza ameaças da UE que se prepara para guerra com Rússia
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista