Variedades
Dois títulos de Paulinas Editora são semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Os livros “Perdão: diálogos entre a filosofia e a teologia” e “Tomás de Aquino: chaves de leitura” concorrem na categoria Ciências da Religião e Teologia

(Marco ASA – Paulinas) – Paulinas Editora celebra a presença de duas de suas publicações entre as semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Ciências da Religião e Teologia. Os livros “Perdão: diálogos entre a filosofia e a teologia”, de René Dentz, e “Tomás de Aquino: chaves de leitura”, organizado por Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento e Juvenal Savian Filho, avançam na premiação promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que reconhece as obras de excelência no meio acadêmico.
O reconhecimento destaca o compromisso de Paulinas Editora com a qualidade editorial e com a produção de conhecimento teológico e filosófico relevante para o cenário contemporâneo. Ambas as obras abordam temas fundamentais da tradição cristã em diálogo com as questões atuais e contribuem significativamente para a formação intelectual e espiritual dos leitores.
Em “Perdão: diálogos entre a filosofia e a teologia”, René Dentz propõe uma reflexão interdisciplinar a partir da temática do perdão, como alternativa ao ódio e à violência crescentes. A obra parte das provocações do Papa Francisco e se ancora na fenomenologia e nos pensamentos de Paul Ricoeur e Emmanuel Lévinas para apresentar o perdão como um caminho humano e cristão de superação de conflitos.
Já “Tomás de Aquino: chaves de leitura” reúne textos de especialistas que oferecem uma abordagem didática e técnica sobre o legado do maior intelectual da Idade Média. A obra pretende preencher uma lacuna no campo dos estudos tomistas, ao mesmo tempo que realiza uma tarefa hermenêutica fundamental para a compreensão da complexidade e atualidade do pensamento de Tomás de Aquino.
A presença desses títulos entre os semifinalistas do Jabuti Acadêmico reafirma a missão de Paulinas Editora de promover a reflexão crítica, o diálogo entre fé e razão e a valorização da pesquisa em Teologia e Ciências da Religião.
Sobre os livros semifinalistas:
Perdão: diálogos entre a filosofia e a teologia: A obra exercita o diálogo interdisciplinar entre filosofia e teologia a partir da temática do perdão. Parte da constatação da atualidade do perdão em uma sociedade pautada por narrativas de ódio e dos apelos do Papa Francisco à convivência fraterna. Assume como recorte principal a fenomenologia e como fontes centrais os filósofos Paul Ricoeur e Emmanuel Lévinas. O livro expõe de forma sintética e profunda a opção humana e cristã do perdão como saída para o ódio e para a violência.
Tomás de Aquino: chaves de leitura: Tomás de Aquino ocupa um lugar inédito na história do pensamento cristão. Intelectual de maior vulto da Idade Média, é, ao mesmo tempo, formulador criativo e pensador oficial da doutrina católica. As chaves de leitura reunidas nesta obra cobrem uma lacuna na comunidade científica, com verbetes técnicos e didáticos elaborados por especialistas. O livro oferece um recurso valioso para quem deseja estudar o pensamento tomasiano de forma clara, atual e fundamentada.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MANDADO DE SEGURANÇA
Justiça derruba decreto de prefeita e obriga cidade a engolir obra da CONASA/Júlio Cezar
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios