Internacional
EUA alienam aliados com tarifas; países podem ver as ações de Trump como um blefe, diz especialista

A estratégia do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor sanções e tarifas está prejudicando as relações com os aliados, e os países não estão levando isso a sério, disse o diretor do Instituto de Estudos Nucleares da Universidade Americana em Washington, Professor Peter Kuznick.
"O presidente Trump está alienando aliados e adversários com suas tarifas e sanções. Essa abordagem pode sair pela culatra. Os países estão se cansando das táticas de Trump e podem descobrir seu blefe", afirmou Kuznick.
O professor enfatizou que sancionar a Rússia terá impacto limitado, mas impor sanções secundárias a países como China, Índia, Brasil e outros que negociam com a Rússia pode ter "alta consequência".
Na segunda-feira, o presidente Trump anunciou que imporia tarifas secundárias de 100% à Rússia caso nenhum acordo sobre o conflito na Ucrânia fosse alcançado nos próximos 50 dias. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, esclareceu aos repórteres que, por "tarifas secundárias", o presidente se referia a "sanções secundárias". Lutnick acrescentou que tanto tarifas quanto sanções continuam sendo ferramentas no arsenal de Trump.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MANDADO DE SEGURANÇA
Justiça derruba decreto de prefeita e obriga cidade a engolir obra da CONASA/Júlio Cezar
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios