Política

Lula recupera popularidade após embate com Trump, diz Quaest

Apesar disso, rejeição ao presidente ainda é maior que aprovação

Redação ANSA 16/07/2025
Lula recupera popularidade após embate com Trump, diz Quaest
Presidente Lula durante evento do Brics no Rio de Janeiro - Foto: ANSA/EPA

Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) indica uma leve recuperação na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que subiu de 40% para 43%, em meio à crise diplomática com os Estados Unidos após o anúncio da elevação das tarifas contra produtos brasileiros.

É a primeira melhora na avaliação do governo petista depois de uma série de quedas iniciada em julho do ano passado. Paralelamente, a desaprovação recuou de 57% para 53%, de acordo com o levantamento, que tem margem de erro de dois pontos percentuais.

"O confronto com Trump ajuda o governo Lula a recuperar popularidade entre maio e julho", afirmou o diretor da Quaest, Felipe Nunes.

A pesquisa também mostra que a maior parte da população considera equivocada a tarifa de 50% contra produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Para 72% dos entrevistados, a medida é um erro, enquanto 19% disseram apoiá-la.

Já 53% avaliam como correta a reação do governo Lula, que anunciou retaliações amparadas pela Lei de Reciprocidade Econômica.

No entanto 44% dos entrevistados disseram que o presidente e o PT agem corretamente na crise com Trump, contra 29% que apoiam a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, que defendem o tarifaço.

A pesquisa Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho e tem um nível de confiança de 95%.