Geral

CNA fiagro chega a 24 estados e amplia atividades atendidas

Fundo exclusivo do Sistema CNA/Senar oferece microcrédito a produtores atendidos pela ATeG do Senar

CNA Comunicacao 16/07/2025
CNA fiagro  chega a 24 estados  e amplia atividades atendidas

Brasília (16/07/2025) – Em 2025, o CNA Fiagro vai estar disponível para produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar em 24 Estados, além de ampliar as atividades que serão atendidas.



O fundo foi criado como uma alternativa para financiar a atividade agropecuária com microcrédito para produtores atendidos pela ATeG, do Senar, de forma sustentável e menos burocrática do que o financiamento feito em bancos tradicionais.



Com a ampliação do atendimento, o CNA Fiagro está disponível nos seguintes Estados: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RO, RR, SP, SE e TO.



Com o trabalho conjunto do Instituto CNA, Terralogs, e das diretorias de Assistência Técnica e Gerencial e de Educação Profissional do Senar, o fundo, lançado em 2023 também deve ampliar o atendimento para as atividades de olericultura, cana-de-açúcar e ovinocaprinocultura de leite e corte.



Até o momento, as cadeias contempladas são bovinocultura de corte e leite, agricultura anual (soja, milho, trigo, mandiocultura e feijão), fruticultura (uva, abacaxi, banana, cacau, coco, goiaba, limão, laranja, manga, morango, melancia, maçã e maracujá), cafeicultura, piscicultura e apicultura.



Além da expansão territorial e produtiva, foram lançados dois cursos de capacitação – um voltado para os produtores rurais e outro para agentes de assistência técnica, responsáveis pela coleta das propostas de crédito. O intuito é preparar mais pessoas para atender às expectativas de aumento de demanda.



Desde o lançamento, o fundo aprovou recursos para mais de cem produtores rurais de quatro cadeias em sete estados.



De acordo com o coordenador de Empreendedorismo e Negócios do Instituto CNA, Christiano Nascif, outra novidade é o novo modelo de solicitação e avaliação de crédito pelo aplicativo “Conecta Produtor” do Senar, que torna o processo mais simples e seguro aos produtores.



“O CNA Fiagro é a oportunidade que o pequeno e o médio produtor rural assistidos pela ATeG têm para acessar o crédito rural de forma rápida e sem burocracia, aplicando os recursos acompanhado por um técnico, com o objetivo de aumentar a eficiência e a rentabilidade da sua atividade”, disse.



Passo a passo para acessar o CNA Fiagro:



Passo 1

Para obter o crédito, o produtor deve possuir cadastro ativo na Assistência Técnica e Gerencial do Senar, ou seja, estar em atendimento na ATeG, e solicitar o crédito via aplicativo Conecta Produtor. Nessa etapa, os critérios básicos de perfil e adequação financeira serão verificados automaticamente.



Passo 2

Uma vez em conformidade, dá-se início ao processo de coleta de documentação e informações da propriedade pelos técnicos da ATeG, que serão os Agentes de Crédito do CNA Fiagro. A análise financeira e decisão de aprovação ou reprovação do crédito é feita por uma instituição terceira, que faz a gestão do fundo.



Passo 3

Com a documentação validada e o crédito aprovado, o prazo médio de liberação dos recursos é de até 7 dias úteis. O pagamento pode ser mensal ou em parcela única, com prazo que melhor atenda ao produtor, respeitando o limite máximo de 12 meses para quitação.



O que é Fiagro?



O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) é um tipo de fundo de investimento negociado em bolsa para captar recursos para aplicação em ativos relacionados ao agronegócio, como imóveis rurais, títulos de crédito e valores mobiliários.



Criado pela Lei 14.130/2021, o Fiagro oferece modalidades de investimento em imóveis e títulos, além de vantagens fiscais, como a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos.