Variedades
Leiturinha lança “Labareda”, um mergulho na ambientação do Maracatu rural para crianças de todo o Brasil
Livro de Gabriela Romeu, autora vencedora do Jabuti, e Bruna Lubambo oferece uma janela para o Brasil profundo, despertando o fascínio pela diversidade cultural do país

Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, anuncia o lançamento de Labareda, novo título do selo Originais Leiturinha. Escrito por Gabriela Romeu e ilustrado por Bruna Lubambo, o livro convida os jovens leitores a conhecer uma manifestação cultural vibrante e encantadora: o Maracatu rural, expressão tradicional da zona da mata de Pernambuco. A história aborda temas como identidade, pertencimento e a busca por um lugar no mundo.
Narrado com lirismo, poesia e mistério, o livro conta a história de uma menina que, todos os anos, aguarda a chegada do caboclo de lança, figura emblemática do folguedo popular. Entre tambores, cores e mistérios, o livro conduz a criança por uma jornada de identidade, pertencimento e descoberta. Ao fim, a menina se transforma em Faísca, símbolo da força que arde dentro de quem encontra seu lugar no mundo.
Para a autora, se uma palavra pode definir as relações das crianças da zona da mata de Pernambuco com este folguedo, ela é “encantamento”. “Rodando há mais de 20 anos o país de norte a sul, eu pesquiso a relação das crianças brasileiras com o seu lugar, território, como se relacionam com os saberes locais e manifestações culturais do lugar em que vivem. Esse livro nasce da minha observação das crianças da zona da mata pernambucana, ao perceber o fascínio pelo Maracatu”, explica Gabriela Romeu.
O conto de Labareda se abre a uma paisagem e a uma manifestação cultural ainda pouco conhecidas por crianças que habitam outras regiões do país. “As crianças vão poder ter acesso a uma realidade brasileira muito diferente e distante da sua, como uma janela que se abre no horizonte, levando a história do caboclo de lança”, comenta Gabriela.
A história traz a força da cultura popular brasileira e acontece pelos quintais e terreiros de muitas comunidades Brasil afora. A autora ressalta a preocupação em guardar um certo mistério no ar, em não desnudar essa figura tão encantadora de forma superficial. “Acontecem algumas revelações na história. Como a obra fala do fascínio e encantamento dessa criança que cresce em um contexto forte do folguedo, eu quis que o público pudesse acompanhar o mistério e a beleza de algo que ele não sabe o que é exatamente. Assim, o leitor vai se perguntando, ao longo da história, ‘O que é isso? O que exatamente está guardado naqueles sons que vêm do caboclo de lança?’”.
A obra tem linguagem narrativa poética e sensorial: explora sons, cores e movimentos para construir e transportar a atmosfera festiva do Maracatu para as crianças. A riqueza, aprofundamento e detalhamento da linguagem contribui para o desenvolvimento de uma fluidez, sensibilidade artística e apreciação literária.
Maracatu é uma manifestação cultural tradicional de Pernambuco. Ele mistura música, dança, teatro e religiosidade. É uma expressão forte da cultura afro-brasileira e tem presença marcante no Carnaval do Recife e de Olinda. O maracatu rural, ambientado na história de Labareda, é mais ligado à zona da mata de Pernambuco, com influência do catolicismo popular e caboclinhos, usando fantasias coloridas e uma batida mais leve.
Gabriela Romeu é escritora, jornalista e documentarista. Especializada em produção cultural para infância com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas, como livros, documentários, sites e exposições. Ganhou o Prêmio Jabuti em 2024 com o livro Terra de cabinha.
Bruna Lubambo é ilustradora e escritora. Seu trabalho já foi reconhecido em diferentes prêmios e seleções. Foi finalista do prêmio Jabuti três vezes (2020, 2021, 2022). Ilustrou livros considerados como os melhores do ano (2021) pela Revista Crescer. Em 2021, 2022 e 2023, Bruna teve oito obras premiadas pelo Selo Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MANDADO DE SEGURANÇA
Justiça derruba decreto de prefeita e obriga cidade a engolir obra da CONASA/Júlio Cezar
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios