Geral

Acadêmicos de Niterói estreia no Grupo Especial com enredo sobre Lula

Homenagem à trajetória do presidente marca a chegada da escola à elite do Carnaval carioca em pleno ano eleitoral

Redação 16/07/2025
Acadêmicos de Niterói estreia no Grupo Especial com enredo sobre Lula
Foto: Arquivo

A trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o tema do desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval 2026. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (9) pela escola de samba, que fará sua estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro com um enredo centrado na vida do líder político nordestino.

Intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o enredo destaca a origem humilde de Lula no agreste pernambucano e sua ascensão como liderança operária e política. A proposta foi revelada nas redes sociais da escola e será desenvolvida pelo carnavalesco Tiago Martins em parceria com o enredista Igor Ricardo.

“O título do nosso enredo traz a referência de uma árvore do agreste pernambucano, que era o ‘brinquedo’ predileto do nosso personagem na infância. A partir disso, vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil”, explicou Tiago.

A escolha do tema gerou repercussão nas redes sociais, especialmente por coincidir com o ano da eleição presidencial. Enquanto alguns internautas elogiaram a homenagem à figura histórica e popular, outros questionaram a decisão da escola por considerar o momento político sensível.

A azul e branca de Niterói será a primeira a desfilar no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro de 2026. A sinopse completa do enredo, além da identidade visual do desfile, será divulgada em agosto.

Além de Lula, outras figuras importantes da cultura brasileira também serão celebradas na Marquês de Sapucaí no próximo ano, como Ney Matogrosso, Rita Lee e Carolina Maria de Jesus, em desfiles que prometem unir arte, história e política na avenida.