Política
Comissão aprova assistência à saúde ocular para crianças em municípios com menos de 50 mil habitantes

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1145/25, que garante assistência oftalmológica à criança na primeira infância (do nascimento aos seis anos), com prioridade para aquelas residentes em municípios com menos de 50 mil habitantes e em comunidades indígenas, ribeirinhas ou quilombolas.
O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para incluir a oferta desse serviço médico entre as competências do Sistema Único de Saúde (SUS) junto à população infantil.
A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do projeto, do deputado Eduardo Velloso (União-AC). Ela destacou que um dos acertos do texto é promover a saúde ocular em áreas remotas onde vivem pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, essa é uma medida para corrigir "disparidades gritantes entre as regiões e as faixas de renda".
Laura Carneiro citou levantamento do Jornal de Pediatria de 2020, pelo qual o "Teste do Olhinho", um exame de triagem neonatal obrigatório e crucial, ainda apresenta uma cobertura nacional de apenas 60,4%.
Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios