Alagoas
Alagoas firma cooperação técnica com Embrapa Gado de Leite para fomentar cadeia produtiva

Alagoas é pioneiro no Nordeste a firmar um termo de cooperação técnica com a Embrapa Gado de Leite, voltado para o intercâmbio de experiências e compartilhamento de novas tecnologias junto aos técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL). A solenidade que selou a parceria aconteceu na manhã desta terça-feira (15), na sede do instituto, e contou com a presença da secretária de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Aline Rodrigues.
O momento é favorável para a cadeia produtiva do leite no estado. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no primeiro trimestre deste ano, a produção leiteira alagoana atingiu 35,9 milhões de litros — um crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2024 e 3,6% acima do recorde anterior, registrado no último trimestre do ano passado.
Além disso, Alagoas é o quarto maior produtor de leite do Nordeste e o 10º do país. A secretária Aline Rodrigues destaca que, juntas, Emater e Embrapa, possuem expertise complementar de promoção ao desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo ações de assistência técnica, pesquisa e inovação, beneficiando diretamente os produtores rurais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste.
“O avanço na produção leiteira de Alagoas é resultado de um esforço conjunto entre o setor produtivo e o poder público. A atuação do Governo Paulo Dantas tem contribuído significativamente, com aquisição de leite dos pequenos produtores e investimentos na cadeia produtiva local. Estamos trazendo uma tecnologia que vai impactar de forma positiva para os pequenos produtores da região da Bacia Leite e de toda Alagoas”, ressaltou a secretária.
A rede de intercâmbio consiste na troca de informações a partir da demanda dos técnicos rurais e extensionistas locais da Emater, que já trazem as necessidades dos produtores, formando uma cadeia que possibilita a mobilização de pesquisadores da Embrapa, de universidades federais, para poder dirimir dúvidas e apresentar alternativas para o aprimoramento do apoio prestado pelos técnicos por meio da extensão rural. A iniciativa conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Essa rede visa, entre outras atividades, favorecer os técnicos da Emater Alagoas, dando suporte técnico para que eles assistam os agricultores familiares com novas tecnologias ou com aquelas já consolidadas, para poder melhorar tanto a qualidade do leite como a produção de leite e a qualidade de vida dos produtores também. O objetivo é fazer o intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos e experiências”, explicou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Leite, Fábio Homero.
.jpeg)
O diretor-presidente da Emater Alagoas, Kil Freitas, lembrou que a iniciativa de procurar a Embrapa Gado de Leite para o estado fizesse parte da rede de atuação - que opera em outros estados da federação - foi do Governo de Alagoas.
“É muito importante celebrar essa parceria. Temos certeza que ter a Embrapa conosco vai melhorar muito a capacidade dos técnicos da Emater de prestar a assistência técnica mais eficiente ao agricultor familiar, com novas tecnologias e estratégias. Além disso, a produção de leite em todo o estado melhora. Alagoas só tem a ganhar”, pontua o diretor-presidente.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica também contou com a presença da secretária executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócios da Seagri, Aline Melo; do superintendente de Desenvolvimento gropecuário da Seagri, Ugo Souza; do supervisor do Setor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Websten Cesario da Silva; além do superintendente de Assistência Técnica da Emater, Sandro Couto; do gerente de Assistência Técnica da Emater, Orlando Morais; e do assessor executivo de Gestão Interna da Emater, Neto Balbino.
Visita técnica em Batalha
Durante a tarde, uma comitiva de representantes da Seagri, Emater e Embrapa fez uma visita técnica às dependências do parque de exposições Mair Amaral, em Batalha. Lá, o grupo também conheceu o Centro de Treinamento da Seagri, onde é realizado mensalmente o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos.

Entre as atividades do acordo de cooperação técnica está a realização do TecLeite, evento que acontece há mais de 10 anos e que, pela primeira vez, será realizado no Nordeste. O evento tem como foco a promoção da sustentabilidade e a inovação na cadeia produtiva do leite. Consiste em um dia de campo voltado para produtores, técnicos e agentes da cadeia leiteira, com palestras, minicursos e demonstrações práticas de tecnologias desenvolvidas para aumentar a eficiência e a qualidade da produção a partir das necessidades do público local.
A edição alagoana será realizada durante a Expo Bacia Leiteira no mês de setembro, no município do Sertão alagoano. Com o TecLeite, Alagoas consolida sua posição de destaque no cenário leiteiro nordestino, promovendo conhecimento, inovação e valorização dos produtores locais.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios