Alagoas

Secretaria de Saúde empossa novos membros dos Conselhos Gestores das UPAs de Maceió

Conselho Gestor de Saúde das UPAs de Maceió, geridas pelo ISAC, é considerado uma inovação para o fortalecimento do controle social e da participação popular

Imprensa Isac 15/07/2025
Secretaria de Saúde empossa novos membros dos Conselhos Gestores das UPAs de Maceió

Maceió (AL), julho de 2025 - Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas, o controle social e a participação popular na rede de urgência e emergência de Maceió, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) empossou os novos membros dos Conselhos Gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). A solenidade ocorreu na terça-feira (8), no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), no Centro.

A eleição dos conselheiros ocorreu no ano passado, após a criação do Conselho Gestor das UPAs. Com essa iniciativa, os segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores poderão, juntos, melhorar a qualidade de trabalho de todos.

Para Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, a criação dos Conselhos Gestores das UPAs traz a comunidade para mais próximo da unidade. “Com essa participação social, eles podem entender a complexidade dos serviços, apresentar soluções e, com isso, melhorarmos nossos indicadores. É possível fazer saúde pública de qualidade”, pontuou.

Na mesma cerimônia, foram empossados os representantes dos usuários, entidades e instituições, trabalhadores e prestadores de serviços do município que vão compor o colegiado no Biênio 2025/2027, participando dos debates e definição de políticas públicas de saúde junto à SMS.

Ao todo, foram eleitos 24 membros efetivos e 24 suplentes, compondo o CMS com a seguinte formação: 12 representantes dos usuários, 6 representantes dos trabalhadores da saúde, 3 representantes dos prestadores de serviços do SUS e 3 representantes da gestão municipal.

Para que serve o Conselho Gestor?

A atuação do Conselho Gestor é uma forma de assegurar a participação da população na gestão dos serviços de saúde, garantido por lei. Ele desenvolve um importante papel de controle social, uma vez que é responsabilidade dos seus membros acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços ofertados à população maceioense. Também é responsabilidade do conselheiro contribuir com o planejamento, a organização, a avaliação e controle das ações e dos serviços de saúde.