Alagoas
Sesau promove Fórum Alagoano de Equidade em Saúde na Atenção Ambulatorial e Hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (15), o I Fórum Alagoano de Equidade em Saúde na Atenção Ambulatorial e Hospitalar. O evento, que ocorreu no auditório do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, foi voltado para os profissionais da I Macrorregião de Saúde, e teve como objetivo qualificar os profissionais para a promoção de um atendimento equânime de gênero, raça e etnia.
O público-alvo do fórum foram os "Multiplicadores da Equidade". Entre os participantes estavam profissionais de saúde de todas as áreas, com atuação em unidades de média e alta complexidade, bem como, os coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPs), coordenadores de recepção e de Enfermagem.
002.jpg)
O evento foi dividido em três temas: Equidade de Gênero e Orientação Sexual; Equidade Étnico-Racial; e Equidade dos Povos Indígenas. “Discutimos a importância de um caminho equânime dentro do SUS. O fórum aconteceu de forma dinâmica, com palestras e mesas redondas, para promover o acesso das populações em vulnerabilidade social aos serviços de média e alta complexidade”, explicou o assessor técnico pela Política de Saúde Integral LGBT+ da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Marcos Paulo Oliveira.
003.jpg)
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, destacou que o evento deu oportunidade aos profissionais do âmbito hospitalar um momento para conversar e se qualificar. "Tratamos a respeito das políticas de equidade, pensando no acesso a todas as pessoas, que atuam no cuidado em saúde e devem atender a todos de forma equânime, seja com relação ao gênero, raça e etnia", frisou, ao destacar que, no dia 22 deste mês, o evento ocorrerá no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Arapiraca, voltado para a II Macrorregião de Saúde.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios