Alagoas
Sistema Faeal/Senar e CNA investem na formação de jovens lideranças do agronegócio

O primeiro encontro da 6ª edição do Programa CNA Jovem reuniu 15 futuras lideranças do agronegócio alagoano no último final de semana, na sede do Sistema Faeal/Senar, em Maceió. O objetivo é identificar, desenvolver competências e integrar jovens lideranças do agro de todo Brasil.
Álvaro Almeida, presidente do Sistema Faeal/Senar, deu todo apoio para a realização do programa em Alagoas e destacou a importância da iniciativa. “Precisamos estimular a participação dos jovens e das mulheres dentro dos sindicatos rurais, aqui na Federação e no Senar, só assim teremos um sistema cada vez mais inovador e voltado para o desenvolvimento do agronegócio em todas as suas potencialidades”, afirmou.
A etapa regional é comandada pelo Sistema Faeal/Senar, sob a coordenação da gerente técnica da instituição Graziela Freitas. A abertura contou com a palestra da superintendente-adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres, que falou sobre a importância de estimular uma nova geração de líderes capazes de assegurar a sucessão e a inovação no setor agropecuário.

Luana Torres integrou a primeira edição do programa e foi uma das representantes do nosso estado na etapa nacional, em 2014, que marcou o início do programa de formação de novas lideranças. “Eu costumo dizer que existe um antes e um depois de participar do CNA Jovem, já que essa imersão proporciona vivências e trocas de experiências únicas, proporcionando um novo entendimento sobre o segmento e o nosso papel no seu desenvolvimento”, pontuou.
Para participar do programa é necessário ter entre 22 e 30 anos, além de vínculo com o setor agropecuário (produtor rural ou familiar de produtor rural), formação de nível técnico ou superior completo e atuação profissional em áreas ligadas ao agro. Os selecionados enfrentam três fases: seletiva, regional e nacional e a cada aprovação, o jovem passa para a fase seguinte.

Na primeira fase, o participante faz uma prova objetiva de conhecimentos sobre o Sistema CNA/Senar e o setor agropecuário e uma avaliação de habilidades comportamentais de liderança. Na fase regional, os classificados e habilitados participam de oficinas e mentorias online, com apoio de tutores e facilitadores, e de três encontros presenciais nos seus estados para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam com o crescimento do setor no seu estado.
Ao final dessa etapa, os jovens receberão certificados por competências e quem for selecionado passará para a fase nacional. Nessa etapa, o programa reunirá os jovens selecionados de todos os estados brasileiros para completar a formação com novas oficinas, mentorias e encontros nacionais presenciais. É também na fase nacional que os participantes apresentarão as iniciativas que desenvolveram ao longo do programa para solucionar desafios lançados pelo Sistema CNA/Senar visando o fortalecimento do produtor rural brasileiro.

O primeiro encontro regional em Alagoas teve como instrutores locais o supervisor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Leoncio Gusmão e a facilitadora Nadjane Peixoto, além do representante da CNA, o consultor Demócrates Schmidt. “Os jovens participantes estão de parabéns, já que o grupo todo se mostrou muito envolvido e dedicado ao sucesso do evento, sem falar da receptividade aqui de todos do Sistema Faeal/Senar”, destacou Demócrates Schmidt.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios