Internacional
Defesa do Japão destaca novas armas e aumento do Exército russo em relatório anual

O Ministério da Defesa japonês destaca o desenvolvimento de todos os tipos de novas armas pela Rússia e o aumento do seu exército no relatório anual de defesa do Japão, o Livro Branco de 2025.
Segundo o documento, a Rússia vem desenvolvendo e implantando diversas novas armas sob seu modelo chamado de "Estado forte". Ainda segundo o relatório, desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, Moscou vem ampliando o número de tropas, expandindo e reorganizando suas unidades militares, além de acusar a Rússia de ocupar ilegalmente território japonês.
"A Rússia continua suas atividades militares ativas nos Territórios do Norte, que são territórios inerentemente japoneses, sob ocupação ilegal. Além da construção contínua de instalações para suas tropas na região, a Rússia implantou novos equipamentos militares, como mísseis costeiros (terra-navio) pertencentes à sua Marinha e caças pertencentes às suas Tropas Aeroespaciais. Também realiza exercícios em larga escala nos mares e no espaço aéreo circundantes", afirma o relatório.
A seção do Livro Branco sobre a Rússia apresentou uma foto do míssil de médio alcance Oreshnik, usado pela primeira vez em novembro de 2024 em um ataque combinado a uma instalação da indústria de defesa ucraniana.
"Em novembro de 2024, o presidente [Vladimir] Putin anunciou o uso do novo míssil de médio alcance Oreshnik na Ucrânia e insistiu que o desenvolvimento de mísseis de curto e médio alcance visava combater os EUA, que estão desenvolvendo e implantando tais mísseis. Em dezembro do mesmo ano, o presidente Putin declarou a possibilidade de implantar o Oreshnik em Belarus até o final de 2025 e anunciou sua produção industrial em uma reunião ampliada da liderança do Ministério da Defesa naquele mês", diz o relatório.
O Livro Branco do Ministério da Defesa é um relatório anual do Ministério da Defesa japonês sobre a situação mundial do ponto de vista da defesa do país, bem como sobre as atividades das Forças de Autodefesa no ano e as principais tendências no mundo e na defesa do Japão.
Nesta terça-feira (15), o Livro Branco de 2025 foi submetido à consideração do governo japonês.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios