Alagoas
Governo de Alagoas estreita laços com a França e projeta novas parcerias em turismo, cultura e infraestrutura

Com a proposta de ampliar a conexão entre Alagoas e a França, o secretário de Estado das Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, foi recebido no Recife, nesta segunda-feira (14), pelo cônsul-geral francês Serge Gas.
O encontro ocorre no ano em que se celebram os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Na reunião, foram discutidas oportunidades de cooperação nos setores cultural, turístico e de infraestrutura. Um dos destaques da pauta foi o Aeroporto Costa dos Corais, em construção no Litoral Norte de Alagoas e com previsão de entrega para 2026. A nova estrutura deve impulsionar o fluxo turístico e atrair novos investimentos para a região.
O secretário também apresentou a disposição do Estado em dialogar com grupos privados franceses e avançar em negociações envolvendo concessões públicas e parcerias estratégicas. A proposta inclui ainda a articulação para criação de uma câmara de comércio que conecte empresas e instituições dos dois territórios.
Alagoas também terá presença na Paris Design Week 2025, entre os dias 4 e 13 de setembro, com foco na promoção do artesanato e na valorização do setor cultural alagoano em um dos maiores eventos internacionais da área.

“Essa missão de Alagoas, delegada pelo governador Paulo Dantas, busca articulação e cooperação com todos os países. Não vamos ficar no nosso quadrado. Temos que buscar conversar, buscar parceiros, procurar vender mais, atrair investimentos, grupos privados, parcerias. Ninguém cresce sozinho. Temos a capacidade de conversar com o mundo, de buscar esses parceiros, então fazemos por onde atrair investimentos. Se temos essa oportunidade, devemos fazer isso — assim como o Nordeste faz com o Consórcio Nordeste, buscando parceiros no âmbito internacional e nacional”, afirmou o secretário Júlio Cezar,
Para ele, este encontro com o cônsul francês reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a internacionalização do estado, por meio de uma política ativa de cooperação com países estratégicos, valorizando o diálogo institucional, o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de novas oportunidades para os alagoanos.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios