Cidades

Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e AMA em parceria para os trabalhos

Teresa Cristina - estudante de Jornalismo 14/07/2025
Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e AMA em parceria para os trabalhos
Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e AMA em parceria para ampliação dos trabalhos - Foto: Lucas Nascimento

Na tarde da última quarta-feira (10), Mozart Neves, titular e coordenador da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, esteve em Maceió para se reunir com os onze municípios parceiros e com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão. Os municípios de Atalaia, Cacimbinhas, Feliz Deserto, Jundiá, Olho d'água das Flores, Pão de Açúcar, Paripueira, Pilar, Piranhas e Quebrangulo já têm uma parceria, de três anos, com a iniciativa de estudos avançados da USP/Ribeirão Preto. Em maio deste ano, o município de Coruripe, que tem a maior nota do Ideb, se juntou ao grupo.

A mesa foi composta pelo coordenador da Cátedra, Mozart Neves; presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão; assessor Técnico da AMA, Luiz Geraldo; reitora honorária da Ufal, professora Ana Dayse Dorea; representante do Sebrae, Renata Fonseca e pelo presidente da Undime, Djalma Barros. O presidente da AMA abriu a reunião ressaltando o importante progresso que os municípios vêm tendo com a parceria da Cátedra e destacou que o delta de avanço de Alagoas vem aumentando e superando o do Ceará, estado referência na educação pública.

O professor Mozart Neves apresentou o projeto com exemplos de dados dos municípios participantes da última análise. Ele trouxe um pouco da sua vivência como coordenador da Cátedra, secretário da Educação e reitor da UFPE, para discutir sobre os desafios de melhorar o desempenho das equipes e gestores escolares.

A reitora honorária da Ufal, professora Ana Dayse Dorea, trouxe a proposta para esse ano, que conta com formações em análise de dados, apoio ao ensino da matemática e educação antirracista, que serão realizados de forma on-line no segundo semestre. Ressaltou a importância das formações e da necessidade da constante busca por conhecimento para a evolução da educação.

O Instituto de matemática (IM) da Ufal, representado pela professora Viviane de Oliveira e pelo professor Isnaldo Barbosa, trouxe a proposta de formação continuada para os municípios. O objetivo é trazer medidas de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas com a matemática nas escolas, ainda este ano. As formações foram desenvolvidas a partir das problemáticas encontradas durante a pesquisa com escolas do ensino fundamental. Os presentes relataram suas angústias em relação ao ensino da matemática, que é um problema de todo o país, e se mostraram esperançosos e entusiasmados para começar as formações nos próximos meses.

O coordenador da cátedra, Morzart Neves, entregou os dados coletados e analisados dos onze municípios para a reitora honorária Ana Dayse Dorea e para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, que serão repassados para cada uma das cidades parceiras.