Brasil
Datafolha: 58% dos brasileiros têm vergonha dos ministros do STF

Uma pesquisa feita pelo Datafolha aponta que 58% dos brasileiros têm vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto outros 30% afirmam ter orgulho dos magistrados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento, publicado pela Folha de S.Paulo, mostra que a vergonha ou orgulho dos ministros do STF está diretamente atrelado à preferência político-partidária dos 2.004 entrevistados, ouvidos em 136 municípios entre 10 e 11 de junho.
Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 82% declararam sentir vergonha do STF, enquanto apenas 12% disseram ter orgulho dos ministros do Supremo. Já 52% dos eleitores do atual mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, se sentem orgulhosos dos magistrados, embora outros 36% citem vergonha do STF.
Os entrevistados que declararam preferência pelo PL, partido de Bolsonaro, beiraram a unanimidade ao declarar vergonha dos ministros do Supremo: 91%. Apenas 5% dos eleitores do PL demonstraram orgulho.
Quando a pesquisa ouviu entrevistados alinhados ao PT, partido de Lula, os valores se inverteram, mas com uma diferença menor. Enquanto 53% se diziam orgulhosos do STF, outros 36% falaram em vergonha.
A pesquisa do Datafolha também perguntou sobre a percepção dos entrevistados sobre outros personagens da democracia brasileira, sendo os senadores os mais citados no índice vergonha, com 59%, seguido pelos deputados federais (58%), vereadores (47%), governadores (39%), Forças Armadas (36%) e prefeitos (30%).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2OBITUÁRIO
Gloria Vaquer, ex-mulher de Raul Seixas, morre nos Estados Unidos
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4ENTREVISTA
Aldo Rebelo: “Se for para a derrota, Lula vai terceirizá-la”
-
5ESPECIAL
João Avelino Torres, o pracinha palmeirense que viu a “cobra fumar em Montese, na Itália