Geral

Com Síndrome de Fahr, alagoana precisa de ajuda para realizar cirurgia de gastrostomia

Redação 22/05/2025
Com Síndrome de Fahr, alagoana precisa de ajuda para realizar cirurgia de gastrostomia
Foto: Cortesia

Natural de Palmeira dos Índios, Patricianne Barros Wanderley, 41 anos, filha da Pastora Fátima, enfrenta uma luta difícil contra uma doença rara e degenerativa conhecida por Síndrome de Fahr.

Fahr é uma doença neurológica rara caracterizada pela calcificação dos gânglios da base e outras áreas do cérebro, que podem levar a sintomas neurológicos e psiquiátricos. É uma condição genética, hereditária e dominante, onde a calcificação é bilateral e simétrica. Essa condição afeta, gradativamente, o sistema nervoso e, infelizmente, não tem cura pela medicina.

Nos últimos dias, o quadro da paciente se agravou com crises constantes e convulsões. Por isso, ela precisa - com urgência - realizar uma cirurgia de gastrostomia, que é procedimento que consiste na criação de uma abertura no estômago, através da parede abdominal, para a colocação de uma sonda de alimentação, por conta que a sonda nasal não está sendo mais eficaz e segura.

A abertura, pós-cirurgia, permite a administração de nutrientes, líquidos e medicamentos diretamente no estômago, passando a necessidade de ingestão oral.
Ajuda é bem-vinda!

Além da cirurgia, que custa aproximadamente R$ 10.000,00, Patricianne Barros Wanderley também precisa realizar consultas particulares, comprar medicamentos, usar fraldas geriátricas e utilizar o complemento alimentar Nutren, indicado pelos médicos. O suplemento serve para complementar a nutrição diária, fornecendo vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes essenciais para diversas necessidades.

"O valor da cirurgia é em torno de R$ 10.000,00 e toda ajuda é bem-vinda. A sua contribuição pode fazer a diferença na vida dela! Desde já, agradecemos imensamente e rogamos a Deus que multiplique cada gesto de solidariedade", diz o banner (com a chave Pix – 53395310400 - divulgado pela família.