Brasil
STF escuta depoimento ex-comandante do Exército em caso de trama golpista de Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) escuta nesta segunda-feira (19) o ex-comandante do Exército Brasileiro general Marco Antônio Freire Gomes dentro do processo da trama golpista.
O militar, conforme apontam as investigações, rejeitou participar de um golpe de Estado e teria até mesmo tentado ameaçado prender o então presidente Jair Bolsonaro caso desse seguimento à sua tentativa.
Nesta segunda-feira também serão ouvidos Adiel Pereira Alcântara, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Clebson Ferreira de Paula Vieira, ex-integrante do Ministério da Justiça, e Éder Lindsay Magalhães Balbino, responsável por uma empresa contratada pelo Partido Liberal (PL) para fiscalizar as eleições.
Este é primeiro dia de uma saga da pelo menos duas semanas de escuta de 81 testemunhas, indicadas pela acusação e pela defesa. Em depoimento à Polícia Federal, o general reforçou a participação de Jair Bolsonaro na liderança do golpe.
O ex-presidente teria apresentado, em reunião com seus assessores e os comandantes das Forças, três dispositivos constitucionais para efetivar sua tentativa, a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o Estado de Defesa e o Estado de Sítio.
Além de Marco Antônio Freire Gomes, estão previstos depoimentos de outras grandes autoridades do governo Bolsonaro como os demais chefes militares da época, além do atual comandante da Marinha Marcos Sampaio Olsen, do ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão, o atual governador de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, o ex-ministro da Economia Paulo Guetes, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ).
As audiências visam julgar o chamado "núcleo crucial" da trama golpista, composta por, além de Jair Bolsonaro.
Mais lidas
-
1COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público intensifica fiscalização sobre Prefeitura e Câmara e abrirá também procedimento para apurar contratações via IGPS
-
5OBRIGAÇÕES APÓS O TAC
Veja as medidas que a Câmara de Vereadores de Palmeira adotará após acordo com MP