Economia
Empresas aéreas podem usar os slots, pousos e decolagens, da Voepass

Baixar
A partir deste domingo, 11 de maio, empresas aéreas vão poder utilizar os 20 slots, ou direito de pousos e decolagens diários, que pertenciam à VoePass Linhas Aéreas no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. Outros oito slots da VoePass no Aeroporto Internacional de Guarulhos também ficam disponíveis, caso outras companhias manifestem interesse. A medida vale para a temporada aérea "summer" atual, que vale de março a outubro.


O sistema de slots é internacional e funciona como vagas pré-reservadas para cada companhia usar a infraestrutura do aeroporto. No Brasil, a regulamentação é da Anac, a Agência Nacional de Aviação Comercial, e atualmente é praticada em cinco aeroportos.
No caso da VoePass, a empresa não cumpriu o índice mínimo de 80% de regularidade na programação de voos nos dois aeroportos paulistas. Isso porque as operações da companhia estão suspensas desde o dia 11 de março, depois de decisão cautelar da Anac, que apontou falhas nos sistemas de segurança e gestão. Lembrando que em agosto do ano passado, uma aeronave da VoePass caiu em Vinhedo, no interior paulista, matando todas as 62 pessoas a bordo.
Na tentativa de retomar os voos, no último mês de abril, a VoePass entrou com um pedido de recuperação judicial, alegando prejuízos milionários com a paralisação das atividades.

Economia No Aeroporto de Congonhas são 20 slots e mais 8 em Guarulhos São Paulo 11/05/2025 - 15:17 Daniel Ito / Beatriz Arcoverde Leandro Martins- Repórter da Rádio Nacional voepass slots Suspensão da VoePass domingo, 11 Maio, 2025 - 15:17 1:37
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
4APOIO
Coreia do Norte lutará pela Rússia em caso de invasão dos agressores ocidentais, diz Kim Jong-un
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos