Geral
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades

Nesse Dia das Mães, 11 de maio, ao saudar as mães, a presidente do Sinmed aproveitou para desabafar o quanto a classe médica lamenta o abandono dos gestores com as parturientes que dependem da rede pública para realização do parto. “Nos comovemos com o abandono dos gestores à assistência disponibilizada nas maternidades públicas e particulares conveniadas ao SUS, tanto as da capital como as do Estado”, disse Sílvia Melo.
Segundo ela, é preocupante a permanente superlotação nas maternidades. “Antes, o problema era comum apenas nos serviços especializados em alto risco. Agora, lamentavelmente, virou rotina também onde são realizados partos de risco habitual, locais que servem de "apoio" ao atendimento mais complexo. “Esse tipo de serviço deveria ser prioridade dos gestores, mas ocorre o inverso. Seria fundamental, por exemplo, repassar em dia os recursos de incentivo destinados às maternidade pelo Promater, viabilizando condições para uma assistência de qualidade às parturientes e seus recém-nascidos”, argumenta Sílvia Melo lembrando que hoje, no dia dedicado às mães, possivelmente muitas mulheres guardam memórias de sofrimento à procura de leito maternal na rede pública.
Ela lembra que quando alguma maternidade do risco habitual fecha por um dia sequer, já acarreta demanda insuportável às demais. Consequentemente, a qualidade da assistência fica comprometida. “O Sinmed lamenta essa realidade envolvendo um momento tão marcante como o de se tornar mãe. Tememos o pior a qualquer momento: o colapso da rede RAMI (Rede de Atenção Materna e Infantil), com agravamento da assistência às gestantes e seus recém-nascidos”, desabafa a líder sindical, frisando que as mães médicas se solidarizam com quem enfrenta esse quadro de abandono na fase mais delicada do ciclo feminino.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
2DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
3APOIO
Coreia do Norte lutará pela Rússia em caso de invasão dos agressores ocidentais, diz Kim Jong-un
-
4MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos