Política
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026

O cenário político brasileiro passa por uma reconfiguração de peso: União Brasil e Progressistas oficializaram, nesta semana, a criação da Federação União Progressista, um bloco partidário que já nasce como a maior força institucional do país, com foco estratégico nas eleições gerais de 2026.
A nova federação reúne dois partidos com forte capilaridade nacional e representa um projeto de unificação do campo de centro-direita, articulado por nomes de grande influência na política nacional. Entre os protagonistas da articulação está Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, que foi peça-chave para viabilizar a fusão e garantir o alinhamento entre as siglas.
Lira, que comandou a Câmara com ampla maioria e interlocução privilegiada com o governo federal e com os líderes do Congresso, desponta como uma das figuras centrais na consolidação do projeto. O alagoano, inclusive, é cogitado para integrar ou liderar articulações nacionais da Federação em 2026 — seja como coordenador político ou até mesmo como nome competitivo em cenários majoritários.
Com a nova federação, os números são expressivos:
13 senadores (2ª maior bancada no Senado);
109 deputados federais (maior bancada da Câmara dos Deputados);
1.343 prefeitos (liderança nacional em número de prefeituras);
12.443 vereadores (maior presença nas câmaras municipais do país).
Em São Paulo, o deputado federal Mauricio Neves, presidente estadual do Progressistas, assumirá a liderança da Federação. Ele comemorou a união e deixou claro o objetivo: “Para derrotar a esquerda em 2026, precisamos unir forças”, disse.
Neves já iniciou uma série de encontros com lideranças municipais em todas as regiões do estado para consolidar o novo projeto. “Ficamos gigantes. Agora não há mais espaço para vaidades. Precisamos estar juntos para fortalecer o Derrite, derrotar a esquerda e construir uma chapa vitoriosa de deputados estaduais e federais”, concluiu.
A Federação União Progressista marca o início de uma nova era na disputa pelo poder, com musculatura política, base municipal sólida e um discurso voltado à retomada do protagonismo da centro-direita nacional. E, com Arthur Lira à frente das costuras políticas, o projeto ganha contornos de um plano ambicioso — e altamente competitivo — rumo a 2026.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp