Alagoas

Tereza Nelma apresenta à ministra Cida Gomes proposta de inclusão social para filhos de marisqueiras

Marcelo Alves / Secdef 29/04/2025
Tereza Nelma apresenta à ministra Cida Gomes proposta de inclusão social para filhos de marisqueiras
Secretária Tereza Nelma durante discurso na ALE solicitou apoio da ministra Cida Gonçalves para ações de fortalecimento de políticas de inclusão social a crianças e adolescentes - Foto: Eduarda Sobral e Marcelo Alves



A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), Tereza Nelma, solicitou o apoio da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para implementação de ações e fortalecimento de políticas públicas de inclusão social voltadas para crianças e adolescentes em Alagoas. O pedido foi feito durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que discutiu medidas para solucionar os problemas enfrentados por marisqueiras e pescadores, após o desastre ambiental provocado pela Braskem.

 

Após discurso em plenária, Tereza Nelma apresentou a uma proposta para discussão e criação de projeto de lei, com o objetivo de garantir vagas de emprego para os filhos de marisqueiras, por meio de programas de aprendizagem profissional, do Governo Federal. “Além de proporcionar a redução do desemprego e promover a geração de renda, a iniciativa visa também à inclusão social, ao inserir os filhos de marisqueiras no mercado de trabalho, dando oportunidade para que garantam o primeiro emprego”, destacou.

 

Além da iniciativa, Tereza Nelma discutiu outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secdef, visando à aplicação de ações efetivas na busca do fortalecimento da inclusão social. “De forma integrada, vamos junto ao Governo do Estado continuar fortalecendo as políticas públicas voltadas para a área social. Então, garantir os direitos de crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência e dos animais já faz parte do meu dia a dia, da minha história”, disse.

 

O encontro com a ministra Cida Gomes, contou também com a participação da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Aparecida. O defensor público do Estado, Ricardo Antunes Melro, também esteve presente. A audiência pública foi realizada na segunda-feira (28), no plenário da ALE.