Economia
Fitch: mercado doméstico de automóveis da China permanecerá resiliente apesar das tarifas

Incentivos generosos ao consumidor provavelmente sustentarão o crescimento em porcentuais baixos de um dígito no mercado de varejo de automóveis da China em 2025, segundo análise da Fitch Ratings publicada nesta segunda-feira, 28.
O crescimento deve ocorrer apesar da crescente tensão comercial entre a China e os EUA. No entanto, a Fitch alerta que a concorrência acirrada e uma mudança estrutural para modelos mais baratos devem resultar em um declínio nos preços médios de venda.
No primeiro trimestre de 2025, o volume de vendas de varejo de carros novos no mercado interno chinês aumentou de forma constante, em 5,9%, e foi impulsionado pela extensão dos subsídios governamentais e pela concorrência contínua de preços - manifestada por descontos mais amplos, ofertas de "preço único" e preços reduzidos para atualizações de modelos - explica a agência de classificação.
"Embora se espere que os impactos diretos das tarifas dos EUA sejam limitados, os exportadores de automóveis chineses podem enfrentar riscos relacionados a choques de demanda e ao aumento do protecionismo em outros mercados", acrescenta a Fitch.
Espera-se também que a recente cautela regulatória em relação à segurança atenue os esforços agressivos de marketing e desacelere os avanços tecnológicos no desenvolvimento de direção autônoma nos próximos seis a 12 meses, reitera a análise.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp