Política
Comissão debate falta de dados sobre crianças traqueostomizadas no Brasil

A Comissão de Saúde da Câmara dos deputados promove, nesta terça- feira (29), audiência pública para discutir a invisibilidade das crianças traqueostomizadas no Brasil.
Solicitado pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), o debate tem como objetivo abordar a importância da notificação compulsória das crianças traqueostomizadas como ferramenta fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse público.
A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 7.
Falta de dados
"A traqueostomia é um procedimento essencial para garantir a respiração de pessoas com condições de saúde complexas, mas a falta de dados concretos sobre a quantidade de crianças traqueostomizadas no Brasil impede a formulação de políticas públicas eficazes", diz o deputado.
Ele ressalta que essa situação compromete o acesso a insumos, acompanhamento especializado e protocolos padronizados para a decanulação (processo de remoção da cânula de traqueostomia), resultando em riscos diários para os pacientes e suas famílias.
"A ausência de um fluxo estruturado de cuidados leva a internações recorrentes e a um impacto significativo nos custos do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma Dr. Zacharias Calil
"Muitas dessas internações poderiam ser evitadas com uma abordagem mais coordenada, que inclua monitoramento adequado e a distribuição regular de equipamentos e insumos essenciais para a manutenção da saúde dessas crianças em casa", conclui o deputado.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp