Geral
Guterrez: China disse pela 1ª vez que reduzirá gases efeito estufa em todos os setores

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterrez, afirmou que o presidente da China, Xi Jinping, disse pela primeira vez que reduzirá a emissão de todos os gases de efeito estufa e em todos os setores econômicos, durante reunião da Cúpula Virtual sobre Ambição Climática. A reunião contou com 17 chefes de Estado. Além da China, participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Até então, a China não havia trazido grandes sinalizações sobre a contribuição nacionalmente determinada, conhecida pela sigla em inglês NDC, que trata dos compromissos de corte na emissão de gases de efeito estufa por cada país.
Guterrez afirmou ainda que, no âmbito da COP30, os líderes mundiais precisam apresentar um "roteiro confiável" para mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano para os países em desenvolvimento até 2035.
Além disso, os países desenvolvidos precisam honrar com a promessa de dobrar o financiamento da transição climática para pelo menos US$ 40 bilhões por ano até este ano de 2025.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp