Geral

21º Acampamento Terra Livre começa nesta segunda em Brasília

06/04/2025
21º Acampamento Terra Livre começa nesta segunda em Brasília

Baixar

Começa nesta segunda-feira (7) e vai até sexta (11) a 21ª edição do Acampamento Terra Livre, que espera reunir pelo menos 6 mil indígenas de todo o país em Brasília. O tema da mobilização deste ano é “APIB somos todos nós: Em defesa da Constituição e da vida”.

O objetivo é reforçar a luta pela demarcação de terras, que, segundo as lideranças, está ameaçada por propostas como o Marco Temporal.

Notícias relacionadas:

Uma mesa de negociação no Supremo Tribunal Federal foi instalada para tentar um consenso sobre o assunto, mas as organizações indígenas se retiraram, porque não viram espaço para debate. 

Entre os pontos inegociáveis está a mineração, como explica a coordenadora secretária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marciely Tupari. O evento também vai debater a participação dos povos indígenas na COP 30, diz Marciely.

Esta edição do acampamento ainda marca os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que reúne as organizações indígenas de todas regiões do país.

* Com colaboração de Lucas Pordeus León.

Brasília (DF) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 23/04/2024 – Indígenas de várias etnias, que participam do Acampamento Terra Livre 2024, marcham na Esplanada dos Ministérios com o tema #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Geral Expectativa é que 6 mil indígenas de todo país passem pela capital Brasília (DF) Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes Milhares de indígenas marcham em Brasília 06/04/2025 - 14:15 Roberta Lopes / Raíssa Saraiva Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional Acampamento Terra Livre ATL 2025 Povos Indígenas domingo, 6 Abril, 2025 - 14:15 1:37