Cidades
Ação na Justiça Eleitoral pode anular votos da chapa do Podemos na eleição 2024 em Arapiraca
Composição na Casa Herbene Melo poderá sofrer alteração se votos do Podemos forem anulados

Uma ação de investigação impetrada e que está tramitando na 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca poderá mudar a configuração atual da Câmara Municipal da Capital do Agreste. O Partido Progressista (PP) protocolou uma denúncia com supostas irregularidades que teriam sido ocorridas na cota de gênero na chapa formada pelo Podemos.
A agremiação partidária elegeu uma vereadora nas eleições de 2024 - a atual secretária municipal de Serviços Públicos, Carol Valeriano, que licenciou-se da função e deu vaga ao seu suplente, o empresário Valsandy Veras aliado do ex-senador e atual vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha.
Carol foi eleita em 2024 com 2.447 votos. Valsandy, o primeiro suplente obteve 1.696 votos. A chapa contou, além de Carol, com outras cinco mulheres: Lary Canuto (988 votos), Rapunzel (610 votos), Renata Reis (58 votos), Cris Gomes (56 votos) e Danúbia Ramos (15 votos).
Em casos de investigação por suposta fraude à cota de gênero, em caso de condenação dos denunciados, a Justiça Eleitoral tem anulado todos os votos da chapa e realizado o recálculo do quociente eleitoral, o que muda a composição da Casa de Herbene Melo.
Caso percam os mandatos, o primeiro partido beneficiado é o PMB, que teve o ex-agente da SMTT Rodrigo José da Silva como o primeiro colocado. Segundo analistas, ele herdaria o mandato que hoje pertence ao Podemos.
No entanto, como o PMB já é parte em uma outra ação, que também tramita na 22ª Zona Eleitoral, onde questiona a cota de gênero das chapas do PSDB e do PSOL, caso seja beneficiado com uma decisão favorável nesta ação, quem herdaria a vaga seria o próprio PP.
Neste caso, o vereador Adriano Targino, que ficou na primeira suplência do partido, voltaria a exercer a função de forma definitiva. Atualmente, Targino exerce o mandato durante licença do titular, Fabiano Leão. Em caso de êxito na ação, o PP aumenta sua bancada de cinco para seis vereadores.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio