Política

2º Seminário da eMulti discute habilidades comportamentais na Atenção Primária

03/04/2025
2º Seminário da eMulti discute habilidades comportamentais na Atenção Primária

A equipe Multiprofissional (eMulti) da Atenção Primária, da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), realizou nesta quinta-feira (3), no auditório da SMS (Centro), o 2º Seminário e-Multi, para potencializar a comunicação e humanização das relações entres colaboradores e usuários. 

Com o tema “Desenvolvendo Soft Skills para potencializar o cuidado em saúde”, o encontro visa preparar os profissionais que atuam na linha de frente em diversas situações que exigem habilidades comportamentais e inteligência emocional. 

De acordo com Kelly Luz, responsável técnica do eMulti, a educação permanente é um compromisso que todos profissionais e a gestão devem ter. “A busca por conhecimento e adaptabilidade nas mudanças da sociedade requerem atualização contínua. Com a educação permanente, propomos retratar um pouco sobre as habilidades comportamentais. É uma forma de qualificar nossos profissionais, para melhorar o atendimento, partindo do princípio da política de humanização”, destacou.

O seminário contou com palestras sobre política de humanização e abordagens de acolhimento e acompanhamento em saúde, apresentado pela psicóloga Jéssica Oliveira. Além disso, Leandro Lima, enfermeiro da Atenção Psicossocial da SMS, apresentou a importância de exercer inteligência emocional, para lidar com as emoções e saúde mental, destacando o olhar da empatia e escuta ativa e de qualidade.

Atenção Primária recebe treinamento de soft skills. Foto: Ascom SMS
Atenção Primária recebe treinamento de soft skills. Foto: Ascom SMS

Para finalizar a capacitação, o administrador e profissional da comunicação, João Leite, abordou na palestra sobre “Soft Skills”. O palestrante tratou de temas como o desenvolvimento de relações interpessoais e intrapessoais e a importância para a convivência, com destaque para resiliência, trabalho em equipe, humanização, empatia, escuta de qualidade,  demonstrando os impactos positivos nas relações e na saúde.