Economia
Fitch rebaixa rating soberano da China para 'A', com perspectiva estável

A Fitch Ratings rebaixou nesta quinta-feira, 3, a nota de crédito soberana em moeda estrangeira de longo prazo da China, de "A+" para "A". A perspectiva do rating é estável.
Em nota divulgada, a agência de classificação de risco atribuiu o rebaixamento a expectativas de que as finanças públicas chinesas continuarão se deteriorando e que o endividamento público aumentará rapidamente em meio à transição econômica do país.
"Em nossa opinião, estímulos fiscais sustentados serão implementados para apoiar o crescimento, em meio à demanda interna moderada, tarifas crescentes e pressões deflacionárias", comentou a Fitch.
A Fitch prevê que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da China desacelerará para 4,4% este ano, após o avanço de 5% de 2024.
Segundo a agência, a demanda externa vai pesar no crescimento do gigante asiático à medida que os EUA elevarem tarifas sobre bens chineses.
Para o déficit do governo geral chinês, a projeção da Fitch é de que aumente para 8,4% do PIB este ano, ante 6,5% do PIB no ano passado.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise interna no CSE: Assembleia Geral Extraordinária é convocada por Ibson Melo para apurar denúncias e exigir prestação de contas
-
2DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
3EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
4NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
5DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo