Variedades

UE e Ucrânia estão sabotando negociações sobre fim do conflito ucraniano, diz analista

Por Sputinik Brasil 03/04/2025
UE e Ucrânia estão sabotando negociações sobre fim do conflito ucraniano, diz analista
Foto: © AP Photo / Gabinete de Imprensa da Presidência da Ucrânia

A União Europeia (UE) e a Ucrânia estão criando mais obstáculos ao processo de paz, escreve Larry Johnson, ex-funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA) e do Departamento de Estado dos EUA.

Johnson enfatiza que o processo está parado e não é o presidente russo, Vladimir Putin, que deve ser culpado por isso.

Segundo o analista, são os líderes europeus e o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky, que não querem paz.

"A Europa e Zelensky da Ucrânia estão criando obstáculos. O acordo do mar Negro, por exemplo, depende da suspensão das sanções econômicas da Europa sobre as exportações de grãos e fertilizantes da Rússia e da reconexão de um dos principais bancos russos ao SWIFT. A Europa disse: 'Não, de jeito nenhum!'", ressalta o especialista.

Larry Johnson também lembra que Moscou expressou oficialmente sua posição sobre as negociações muitas vezes, mas, mesmo assim, outros participantes do processo continuam a ignorá-la.

Assim, finaliza o analista, o presidente norte-americano, Donald Trump, deve pressionar Zelensky a rescindir a ordem executiva que proíbe conversas diretas com a Rússia, pois isso apenas cria obstáculos desnecessários ao processo de paz.

Ontem (2), o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que Kiev, de fato, não suspendeu os ataques à infraestrutura energética russa, conforme foi recentemente acordado.