Economia
Para Armínio Fraga, 'sintomas' da política fiscal brasileira são graves

O ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos Armínio Fraga disse nesta quarta-feira, 2, que os "sintomas" da política fiscal brasileira são graves. Ele afirmou que o próprio BC precisa de um "apoio fiscal" para fazer seu trabalho.
"Não dá para o Banco Central funcionar se não tiver um apoio fiscal. O Banco Central não faz milagre", disse Fraga, em evento de comemoração pelos 60 anos da autoridade monetária, na sede do BC, em Brasília. "A gente vai até um certo ponto, mas isso que está aí não é funcional."
Falando sobre a sustentabilidade da dívida, o ex-presidente do BC destacou que o Tesouro Nacional tem emitido papéis que pagam o IPCA mais 7,5%, mesmo em vencimentos longos. Isso, ele disse, demonstra a seriedade da situação fiscal.
"Não é uma política cíclica que procura corrigir um desvio da inflação da meta, que leva, tipicamente, dois anos, mundo afora, mais ou menos isso. Não é isso, são 30 anos, isso não é viável", afirmou Fraga, destacando que a teoria econômica prega que a sustentabilidade fiscal é essencial.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio