Alagoas
Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acolheu, nesta segunda-feira (31), os profissionais que integrarão os Núcleos de Gestão e Regulação do Programa Mais Acesso a Especialistas. A equipe é composta por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares administrativos, que, na prática, vão atuar na ampliação e garantir a celeridade do acesso dos pacientes a consultas ambulatoriais e exames especializados.
O Programa Mais Acesso a Especialistas tem como objetivo oferecer diagnósticos em um período de 30 a 60 dias, garantindo fila única e o retorno assegurado à Unidade de Saúde da Família para acompanhamento contínuo. A estratégia foi criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para ampliar a assistência por consultas e exames especializados.
A supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, Laudiceia Vieira, destacou que o programa contará com gestão de filas, regulação de sistema, gestão de cuidado, integração com a Atenção Primária à Saúde (APS), telessaúde e oferta de cuidado integrado.
“Essa equipe é estratégica para que a gente consiga disseminar, em todas as regiões de saúde, a efetivação da Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde, que se fortalece por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas”, disse Laudiceia.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a relevância dos Núcleos de Gestão e Regulação. “Os núcleos irão apresentar uma interface entre a região de saúde e a regulação estadual. A regulação é essencial para que esses pacientes tenham acesso aos serviços de saúde de maneira mais qualificada e eficiente possível, conforme a determinação do governador Paulo Dantas”, frisou.
Programa
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), também nomeado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES).
Ele tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES), tornando o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (eAP), a exemplo a Equipe de Saúde da Família (eSF).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa prevê que o paciente, ao necessitar de mais de uma consulta ou exame especializado, não seja colocado em várias filas para atendimento. Neste caso específico, ele deve ser encaminhado a um serviço de saúde que oferece todas ou a maioria das consultas e exames de que precisa.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio