Alagoas
Governo de Alagoas cria Índice de Desenvolvimento da Educação Básica estadual
O governador Paulo Dantas criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Alagoas (Ideal) para as escolas das redes públicas estadual e municipais. A inciativa tem o objetivo de monitorar o desempenho educacional no estado, fomentar a melhoria dos indicadores e a qualificação das práticas e rotinas pedagógicas. O Ideal foi instituído por meio de decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (22).
O instrumento busca desenvolver estratégias de recomposição da aprendizagem, visando redução das desigualdades educacionais e promoção da equidade.
Também fazem parte do planejamento estratégico do Ideal, ações de estímulo à busca de resultados exitosos na educação, a exemplo de reconhecimentos, por meio de concessão de premiações e condecorações. Além disso, o indicador tem como objetivo subsidiar a definição de metas para a trajetória da qualidade na educação básica.
Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc
O Ideal será calculado com base nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), que valia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, levando em consideração três indicadores: desempenho, equidade de aprendizagem e rendimento. A intenção é também é direcionar políticas públicas com o objetivo de promover melhoria nos sistemas de ensino estadual e municipal.
Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a iniciativa reflete o compromisso do governador Paulo Dantas em garantir um futuro de oportunidades para todos por meio de uma educação de qualidade.
“O Ideal chega para se somar ao nosso Saveal, que nos permite uma importante avaliação diagnóstica, refletindo o desempenho dos nossos estudantes, para que possamos identificar os pontos de melhoria. O Ideal, portanto, surge não apenas como mais um índice destinado à equidade na educação, mas, também, como um instrumento de valorização dos nossos profissionais, que trabalham, diariamente, na execução de programas exitosos, a exemplo do Cartão Escola 10, que se tornou uma referência nacional”, afirma a secretária.
O indicador será medido ano a ano, constituindo o ciclo histórico a cada quinquênio e considerando os resultados obtidos na edição de 2023 para a definição das notas de limite superior e inferior e demais aspectos que se fizerem necessários.
A partir de deste ano, serão definidas metas para o crescimento do Ideal das unidades escolares e dos municípios até o ano de 2030, sendo divulgadas por meio de Instrução Normativa.
Destaque no Ideb e Saeb
O ensino público estadual é destaque nacional, com conquistas e resultados significativos obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Alagoas obteve o melhor resultado do ensino médio da rede estadual desde a criação do Ideb, com a terceira melhor nota na edição 2023 entre as redes estaduais de ensino do Nordeste e a sétima melhor avaliação do Brasil. Quanto ao Saeb, o estado foi o segundo do país com maior avanço neste sistema de avaliação.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios