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Ação da ARSAL contra a Equatorial após matéria da Tribuna do sertão promete resposta e solução para Palmeira dos Índios

Redação 23/01/2025
Ação da ARSAL contra a Equatorial após matéria da Tribuna do sertão promete resposta e solução para Palmeira dos Índios

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL) notificou a Equatorial Energia Alagoas para prestar esclarecimentos sobre as constantes oscilações e interrupções no fornecimento de energia elétrica em Palmeira dos Índios. A ação da agência foi motivada por reclamações da população e teve como base uma matéria publicada pelo Jornal Tribuna do Sertão em 11 de dezembro de 2024, na qual moradores relatavam a instabilidade elétrica e até comparavam a situação ao "pisca-pisca de Natal", devido às quedas frequentes de energia.

Em ofício enviado à Equatorial, a ARSAL destacou a gravidade dos problemas e exigiu, em um prazo de três dias, um posicionamento da concessionária sobre as falhas no fornecimento e as providências adotadas para resolver o problema.

Resposta da Equatorial e ações realizadas

A Equatorial Alagoas respondeu ao ofício da ARSAL informando que as falhas registradas no dia 11 de dezembro ocorreram devido a três ocorrências no alimentador PMIY2, especificamente no componente Religador-1180118.

De acordo com a concessionária, o equipamento operou duas vezes pela manhã, às 08h40 e 11h56, e retornou ao funcionamento normal. No entanto, às 13h32, um lockout (falha de segurança) causou a interrupção total da energia para 5.423 consumidores.

Durante a inspeção técnica, foi constatado um problema mecânico no equipamento, que levou à necessidade de ajustes no religador. O fornecimento foi totalmente restabelecido às 16h19 do mesmo dia.

A Equatorial também destacou que a manutenção do sistema está em dia e que, somente em 2024, foram realizadas 1.506 ações preventivas nos alimentadores da subestação de Palmeira dos Índios. Destas, 685 foram relacionadas à poda de árvores para evitar contato com a rede elétrica e 821 envolveram substituição de isoladores, instalação de espaçadores e para-raios.

Canais de atendimento e melhorias no suporte ao cliente

Além de esclarecer a falha técnica, a Equatorial também respondeu às reclamações da população sobre a dificuldade de atendimento. A concessionária solicitou que os consumidores enviem protocolos de atendimento para que possa verificar casos de falta de retorno.

A resposta da Equatorial à ARSAL veio após a pressão da agência reguladora e da exposição do problema pela Tribuna do Sertão. O episódio evidencia a importância da fiscalização sobre concessionárias de serviços públicos, bem como o papel da imprensa em dar voz à população e cobrar soluções para problemas recorrentes como a instabilidade elétrica no município.

A ARSAL segue monitorando a situação para garantir que as falhas no fornecimento não voltem a prejudicar os moradores de Palmeira dos Índios.