Política
Comunidade participa de ações voltadas à saúde mental no Parque do Centenário
A Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial e o Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Cultural e Economia Solidária da Prefeitura de Maceió promoveram, nesta quarta-feira (22), no Parque do Centenário, uma série de atividades em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental. O evento contou com a participação de toda a comunidade presente no local, que aproveitou a oportunidade para cuidar da mente e do corpo.
Durante a ação, foram oferecidas à população oficinas de bijuterias e práticas integrativas como auriculoterapia e automassagem, além de práticas corporais. A iniciativa teve como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar da população, conscientizando sobre a importância de buscar ajuda profissional e de cultivar hábitos saudáveis para uma vida mais equilibrada.
“O Janeiro Branco é um momento importante para lembrarmos que a saúde mental é fundamental para a qualidade de vida. Ficamos felizes em ver a comunidade participando e aproveitando as atividades que preparamos com tanto carinho”, destacou Aldelyane Nobre, coordenadora do Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Cultural e Economia Solidária.
A ação fez parte de uma série de atividades que o Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Cultural e Economia Solidária está realizando durante todo o mês de janeiro em diferentes pontos da cidade. O Núcleo tem como objetivo promover, através de suas atividades, a autonomia e reinserção produtiva dos usuários como forma de cuidado em liberdade.
Sobre a campanha
O Janeiro Branco é um movimento nacional criado em 2014 para sensibilizar a população sobre a importância de discutir a saúde mental e emocional. Em Maceió, a campanha integra ações intersetoriais e visa envolver profissionais de saúde, ONGs e a comunidade em um esforço conjunto para promover a saúde mental e desmistificar preconceitos.
Em Maceió, a população conta com uma rede municipal de saúde com diversos equipamentos de apoio para quem busca cuidar da saúde mental, entre eles os Caps e as UBSs, que estão à disposição para acolher e orientar os usuários do Sistema Único de Saúde, com serviços especializados e uma equipe multiprofissional dedicada.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios